Agronegócio

05/03/2022 17:47:14 - Atualizado em 05/03/2022 17:47:14
« dê sua nota
   

MAPA determina período do vazio sanitário da soja em todo o país e mantém datas de MS.
por: G1

Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determinou o período do vazio sanitário da soja em todo o país. Para Mato Grosso do Sul, o órgão manteve as datas que já haviam sido estipuladas pelo Conselho Estadual de Prevenção e Combate à Ferrugem Asiática, de 15 junho a 15 de setembro.
Neste período de 90 dias fica proibido o cultivo e manter plantas de soja vivas nas lavouras. A restrição visa evitar a disseminação de uma das principais doenças a atingir a oleaginosa, a ferrugem asiática.
O fungo que causa a ferrugem é biotrófico, o que significa que precisa de hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Quando se eliminam as plantas na entressafra é quebrado o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.
O MAPA estabeleceu o período do vazio sanitário para 20 estados e o Distrito Federal. Além do Brasil, o Paraguai também estabeleceu um período de restrição ao cultivo da planta. No país vizinho a medida é chamada de "pausa fitossanitária".


Comentários

Comente

Seu comentário irá para o ar assim que o editor da matéria autorizar:
Nome
E-Mail
Comentário

Notícias Relacionadas

18/04/2025 11:36:41
Colheita da soja em MS atinge 98,3 da área e supera expectativa de produtividade em 5.
da área plantada em Mato Grosso do Sul, conforme dados divulgados pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), coordenado...

Últimas notícias

Todos os direitos reservados