O Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), usado para monitoramento de crimes ambientais, está aberto para prefeituras e outras instituições públicas das áreas atingidas pelas queimadas no Pantanal.
O acesso gratuito a imagens de satélite de alta resolução para municípios atingidos ou em risco pelas queimadas no Pantanal é disponibilizado pela Polícia Federal (PF). A iniciativa visa auxiliar os órgãos públicos na resposta a desastres naturais, fornecendo informações precisas e atualizadas sobre as áreas afetadas.
A ferramenta produz imagens diárias e alertas de cicatriz de queimadas e focos de incêndio da região, o que pode contribuir para o planejamento e execução do combate aos incêndios.
Todas as cidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem solicitar acesso. Os órgãos estaduais também podem requisitar adesão. Mais de 480 instituições já participam do programa, que é financiado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e pela Polícia Federal.