Agronegócio

05/03/2022 17:47:14 - Atualizado em 05/03/2022 17:47:14
« dê sua nota
   

MAPA determina período do vazio sanitário da soja em todo o país e mantém datas de MS.
por: G1

Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determinou o período do vazio sanitário da soja em todo o país. Para Mato Grosso do Sul, o órgão manteve as datas que já haviam sido estipuladas pelo Conselho Estadual de Prevenção e Combate à Ferrugem Asiática, de 15 junho a 15 de setembro.
Neste período de 90 dias fica proibido o cultivo e manter plantas de soja vivas nas lavouras. A restrição visa evitar a disseminação de uma das principais doenças a atingir a oleaginosa, a ferrugem asiática.
O fungo que causa a ferrugem é biotrófico, o que significa que precisa de hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Quando se eliminam as plantas na entressafra é quebrado o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.
O MAPA estabeleceu o período do vazio sanitário para 20 estados e o Distrito Federal. Além do Brasil, o Paraguai também estabeleceu um período de restrição ao cultivo da planta. No país vizinho a medida é chamada de "pausa fitossanitária".


Comentários

Comente

Seu comentário irá para o ar assim que o editor da matéria autorizar:
Nome
E-Mail
Comentário

Últimas notícias

Todos os direitos reservados